Educação Continuada - Torne-se um Provedor

 

A PMA aprova cursos de educação continuada pelo período de um ano. A aprovação da PMA de um determinado workshop tem início no dia 1 de janeiro e expira no dia 31 de dezembro do mesmo ano.

A PMA aceita solicitações de cursos de formação compostos de:

  • Conferências que oferecem vários workshops
  • Um instrutor ou fornecedor que oferece um ou mais workshops
  • Um indivíduo ou organização que oferece workshops de Ensino a Distância (Online, DVD ou Ensino não presencial)

Os créditos de educação continuada (CECs) são conferidos com base no número de horas relógio despendidos na participação direta em um formato educacional estruturado. Clique aqui para ver os CECs disponíveis aprovados pela PMA.
Para proporcionar educação continuada clique aqui.

Cursos aprovados devem ter “Conteúdo Pilates” ou “Conteúdo complementar”.

Curso com Conteúdo Pilates:
Cursos com conteúdo Pilates devem ser ministrados por um instrutor de Pilates certificado pela PMA (PMA-CPT) que tenha ensinado clientes por um mínimo de cinco anos e que tenha conduzido workshops de Pilates para instrutores por um período mínimo de um ano.

Curso com Conteúdo complementar:
Modalidades associadas

Workshops de modalidades associadas contribuem para a formação do profissional de Pilates certificado ampliando seu repertório de habilidades para além do paradigma de Pilates. Esse tipo de curso envolve temas como anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia e movimento, e deve ser ministrado por um profissional de saúde licenciado ou por um indivíduo com titulação mínima de Bacharel. O conteúdo das disciplinas deve ser compatível com o repertório de experiência/conhecimento do instrutor e deve ser adequadamente aplicado ao Escopo de Prática do profissional de Pilates.

Desenvolvimento do setor
Workshops de desenvolvimento do setor visam aprimorar a compreensão do profissional de Pilates quanto às estruturas inerentes às profissões estabelecidas. Os instrutores devem identificar as normas vigentes e destacar os elementos definidos que costumam delimitar um setor. O curso deve ser ministrado por pessoas com experiência de campo em certificação de terceiros, associações profissionais, acreditação ou desenvolvimento de concessão de licença. O conteúdo das disciplinas deve ser compatível com o repertório de experiência/conhecimento do instrutor e deve ser adequadamente aplicado ao Escopo de Prática do profissional de Pilates.

Desenvolvimento do negócio
Workshops de desenvolvimento do negócio abordam as habilidades necessárias à manutenção de um estúdio de Pilates produtivo. Conteúdos como administração de empresa, marketing, conexão em rede, suporte de informática, escrituração e contabilidade são abordados. Esse curso deve ser ministrado por um docente graduado em administração de empresas, finanças, contabilidade ou que tenha pelo menos 5 anos de experiência como proprietário ou administrador de um negócio.

Pesquisa
A promoção da pesquisa no campo do Pilates representa um nível de desenvolvimento e crescimento inestimável para os instrutores que desejam se manter na vanguarda do conhecimento e da validação científica do Método Pilates. Serão consideradas pesquisas desenvolvidas em uma universidade, faculdade, centro de pesquisa ou conduzidas por um indivíduo. O conteúdo deve ser compatível com o repertório de experiência/conhecimento do instrutor e deve ser adequadamente aplicado ao Escopo de Prática do profissional de Pilates.

A metodologia de pesquisa deve oferecer pelo menos um destes níveis de evidência:

  • Revisões sistemáticas
  • Estudos randomizados controlados
  • Estudos de grupos etários
  • Estudos de caso
  • Pesquisa publicada ou avaliada por pares
  • Apresentações de pôsteres
  • Desenvolvimento de Exame de Certificação da PMA

Recurso de fornecedor de CEC:
Se a solicitação de um Fornecedor de CEC for negada, o solicitante poderá entrar com um recurso. Um Formulário de Recurso poderá ser enviado ao escritório da PMA, com o pagamento da devida taxa administrativa, para análise do Especialista em Educação Continuada. A Presidência do Conselho de Certificação analisa todos os recursos. Os recursos são processados no prazo de 30 dias do recebimento de toda a documentação necessária. Após a análise, a Presidência manifestará sua decisão. Todas as decisões são finais. Cada curso poderá entrar com apenas um recurso e nenhuma taxa será reembolsada. O solicitante é notificado da decisão por telefone ou e-mail. Caso o recurso seja aceito, a aprovação do fornecedor entrará em vigor a partir da data de recebimento original pela PMA.

Recurso de candidatos a certificado:
Solicitantes de certificado que tiveram seus pedidos de CECs da PMA recusados poderão entrar com recurso. Isso deverá ser feito no prazo de 10 dias a partir da notificação do indeferimento da solicitação. Um Formulário de Recurso poderá ser enviado ao escritório da PMA, com o pagamento da devida taxa administrativa, para análise do Especialista em Educação Continuada. A Presidência do Conselho de Certificação analisa todos os recursos. Os recursos são processados no prazo de 30 dias do recebimento de toda a documentação necessária. Após a análise, a Presidência manifestará sua decisão. Todas as decisões são finais. Cada candidato poderá entrar com apenas um recurso e nenhuma taxa será reembolsada. O solicitante é notificado da decisão por telefone ou e-mail. Caso o recurso seja aceito, a aprovação do candidato entrará em vigor a partir da data de recebimento original pela PMA.

Para obter o Formulário de Recurso de Fornecedor clique aqui.

Dúvidas?  
Entre em contato com Anna Alvarez, Especialista em Educação Continuada, para obter informações sobre CECs: annaa@pilatesmethodalliance.org.