Educação Continuada - Exigências

Educação continuada

A certificação PMA é válida por dois anos. Para renová-la ao final desse período, a PMA exige que todos os profissionais de Pilates que a possuam obtenham 16 créditos em educação continuada (CECs; 1 hora = 1 CEC) aprovados pela PMA. A Castle Worldwide, Inc. envia, por e-mail, lembretes de renovação de certificação PMA®-CPT seis meses, três meses e um mês antes da expiração. Para isso, é essencial que a Castle esteja informada do endereço de e-mail correto. A Castle também envia uma cópia ao endereço residencial registrado, seis meses antes da expiração.

Justificativa:
Como declarado no Código de Ética da PMA, os profissionais por ela certificados concordam em dar continuidade a sua educação a fim de aprimorar suas habilidades e conhecimentos e oferecer, aos seus clientes, serviços da mais alta qualidade.

Essa exigência tem dois objetivos.

Primeiro, e mais importante, a educação continuada visa à proteção do público. Ao promover o conhecimento, as aptidões e as habilidades, a educação continuada contribui para que o profissional de Pilates ofereça atendimento seguro e eficaz.
Segundo, dada a natureza dinâmica do segmento de Pilates, é fundamental que seus profissionais: excedam o nível básico e se integrem à vanguarda do conhecimento e da validação científica do Método Pilates; se mantenham a par dos desenvolvimentos da área para manter a competitividade; ampliem seu repertório de habilidades com um leque de abordagens, inclusive formação para além do paradigma de Pilates, a fim de expandir sua capacidade de trabalhar com uma variedade de clientes, inclusive grupos especiais.

  • Os requisitos de renovação da Certificação da PMA almejam o desenvolvimento da competência dos indivíduos certificados. Limitações deste modelo tem relação com iniciativas individuais e outros fatores os quais vão além da competência do programa.

Os requisitos atuais para renovação da certificação foram adotados em 2005. Usando subsídios obtidos do Perfil da Função (Role Delineation), a Comissão determinou que um ciclo de dois anos e um mínimo de 16 CECs seriam apropriados para assegurar que os profissionais certificados pela PMA permaneçam atualizados quanto às diretrizes de práticas recomendadas, e ao conhecimento, aptidões e habilidades específicas, considerando-se a expansão do campo de Pilates.
 

  • A totalidade das 16 CECs deve ser obtida por meio de workshops aprovados pela PMA.
  • O curso aprovado é determinado pelo conteúdo em Pilates ou "conteúdo complementar".
  • Um máximo de 12 CECs pode ser obtido por meio de workshops de Ensino à Distância aprovados pela PMA (Online, DVD ou estudo não presencial).
  • 3 CECs podem ser obtidas por meio de participação ou renovação em um curso de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
  • 3 CECs por pesquisa publicada ou avaliada por par.
  • 1 CEC por apresentação de pôster.
  • 1 CEC por desenvolvimento de Exame de Certificação PMA.
  • Um máximo de 16 CECs pode ser obtido por meio de requerimento (não disponível para Ensino à Distância). Clique aqui para obter o requerimento.

Recurso de fornecedor de CEC:
Se a solicitação de um Fornecedor de CEC for negada, o solicitante poderá entrar com um recurso. Um Formulário de Recurso poderá ser enviado ao escritório da PMA, com o pagamento da devida taxa administrativa, para análise do Especialista em Educação Continuada. A Presidência do Conselho de Certificação analisa todos os recursos. Os recursos são processados no prazo de 30 dias do recebimento de toda a documentação necessária. Após a análise, a Presidência manifestará sua decisão. Todas as decisões são finais. Cada curso poderá entrar com apenas um recurso e nenhuma taxa será reembolsada. O solicitante é notificado da decisão por telefone ou e-mail. Caso o recurso seja aceito, a aprovação do fornecedor entrará em vigor a partir da data de recebimento original pela PMA.

Recurso de candidatos a certificado:
Solicitantes de certificado que tiveram seus pedidos de CECs da PMA recusados poderão entrar com recurso. Isso deverá ser feito no prazo de 10 dias a partir da notificação do indeferimento da solicitação. Um Formulário de Recurso poderá ser enviado ao escritório da PMA, com o pagamento da devida taxa administrativa, para análise do Especialista em Educação Continuada. A Presidência do Conselho de Certificação analisa todos os recursos. Os recursos são processados no prazo de 30 dias do recebimento de toda a documentação necessária. Após a análise, a Presidência manifestará sua decisão. Todas as decisões são finais. Cada candidato poderá entrar com apenas um recurso e nenhuma taxa será reembolsada. O solicitante é notificado da decisão por telefone ou e-mail. Caso o recurso seja aceito, a aprovação do candidato entrará em vigor a partir da data de recebimento original pela PMA.

Para obter o Formulário de Recurso de Candidato, clique aqui.

Cursos aprovados devem ter “Conteúdo Pilates” ou “Conteúdo complementar”.

Curso com Conteúdo Pilates:
Cursos com conteúdo Pilates devem ser ministrados por um instrutor de Pilates certificado pela PMA (PMA-CPT) que tenha ensinado clientes por um mínimo de cinco anos e que tenha conduzido workshops de Pilates para instrutores por um período mínimo de um ano.

Curso com Conteúdo complementar:
Modalidades associadas

Workshops de modalidades associadas contribuem para a formação do profissional de Pilates certificado ampliando seu repertório de habilidades para além do paradigma de Pilates. Esse tipo de curso envolve temas como anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia e movimento, e deve ser ministrado por um profissional de saúde licenciado ou por um indivíduo com titulação mínima de Bacharel. O conteúdo das disciplinas deve ser compatível com o repertório de experiência/conhecimento do instrutor e deve ser adequadamente aplicado ao Escopo de Prática do profissional de Pilates.

Desenvolvimento do setor
Workshops de desenvolvimento do setor visam aprimorar a compreensão do profissional de Pilates quanto às estruturas inerentes às profissões estabelecidas. Os instrutores devem identificar as normas vigentes e destacar os elementos definidos que costumam delimitar um setor. O curso deve ser ministrado por pessoas com experiência de campo em certificação de terceiros, associações profissionais, acreditação ou desenvolvimento de concessão de licença. O conteúdo das disciplinas deve ser compatível com o repertório de experiência/conhecimento do instrutor e deve ser adequadamente aplicado ao Escopo de Prática do profissional de Pilates.

Desenvolvimento do negócio
Workshops de desenvolvimento do negócio abordam as habilidades necessárias à manutenção de um estúdio de Pilates produtivo. Conteúdos como administração de empresa, marketing, conexão em rede, suporte de informática, escrituração e contabilidade são abordados. Esse curso deve ser ministrado por um docente graduado em administração de empresas, finanças, contabilidade ou que tenha pelo menos 5 anos de experiência como proprietário ou administrador de um negócio.

Pesquisa
A promoção da pesquisa no campo do Pilates representa um nível de desenvolvimento e crescimento inestimável para os instrutores que desejam se manter na vanguarda do conhecimento e da validação científica do Método Pilates. Serão consideradas pesquisas desenvolvidas em uma universidade, faculdade, centro de pesquisa ou conduzidas por um indivíduo. O conteúdo deve ser compatível com o repertório de experiência/conhecimento do instrutor e deve ser adequadamente aplicado ao Escopo de Prática do profissional de Pilates.

A metodologia de pesquisa deve oferecer pelo menos um destes níveis de evidência:

  • Revisões sistemáticas
  • Estudos randomizados controlados
  • Estudos de grupos etários
  • Estudos de caso
  • Pesquisa publicada ou avaliada por pares
  • Apresentações de pôsteres
  • Desenvolvimento de Exame de Certificação da PMA